Será mantido pelo Grupo de Estudos do Terreiro da Vó Benedita

Tentaremos colocar aqui a religião de uma forma pratica com uma linguagem simples de se entender, sem usar expressões antigas e desconhecidas, mas sim simplificando, da forma que nosso mentor o Caboclo das Sete Encruzilhadas quer que seja nossa religião.

A Umbanda é simples, pessoas que não estudam que não se atualizam que tem medo, que tem vaidade que complicam nossa Sagrada.

Em 2013 nosso grupo de Estudos foi focado em temas básicos da Umbanda, e conseguimos construir um conjunto de 10 apostilas básicas , com assuntos essenciais a nossa religião.

No ano de 2014 iremos focar assuntos mais complexos e misteriosos de nossa Umbanda e ate mesmo de outras religiões.

Estaremos fazendo sempre uma vez ao mês na primeira ou segunda terça feira do mês.

Teremos uma hora de palestra sobre algum desses assuntos, com algum convidado participando e depois uma hora de desenvolvimento aos médiuns da casa

Lembrem disso...o desenvolvimento do médium não deve ser apenas espiritual, mas também desenvolver seu intelecto...estudar...entender as obrigações que são pedidas e feitas.

Contatos e sugestões :

João Carlos Galerani Junior - paijoaozinho@terreirodavobenedita.com

Dirigente do Terreiro da Vó Benedita

Terreirodavobenedita.com

quarta-feira, 15 de julho de 2015

ATUAÇÃO JUNTO AS FREQÜENTADORES RECEPÇÃO

As pessoas vêm ao Templo em busca de amparo físico e espiritual, que precisam ser
oferecidos assim que elas entram em nossa casa, quando são bem-vindas, amparadas,
amadas e conduzidas fraternalmente.
Qualquer pessoa, ao entrar em um Templo pela primeira vez, fica insegura quanto ao
procedimento que deve ter, o lugar onde deve ficar e etc. Se não receber orientações, irá
comportar-se como quiser e bem entender, muitas vezes até de maneira inadequada para um
lugar sagrado. É preciso que a equipe de trabalho do Templo dê as boas-vindas ao público
freqüentador e o oriente.
ORIENTAÇÕES INICIAIS
Precisam ser dadas aos freqüentadores, pelo grupo de recepção, devidamente uniformizado
e paramentado. Os componentes desse grupo, assim como os demais, devem ter um cuidado
especial ao receber as pessoas, sendo amáveis, respeitosos e educados para com elas,
mostrando que são bem-vindas, explicando e orientando-as quanto ao funcionamento da casa.
O grupo irá fornecer as senhas, pedir a assinatura do livro de presença, o preenchimento de
fichas, indicar o local onde se sentarão ou formarão fila, pedir ordem, respeito e silêncio no
espaço sagrado, além do desligamento de celulares e os cuidados com a limpeza.
Umbanda Página 35
Esse grupo também poderá entregar folhetos com os cronogramas do Templo, as principais
orações, pontos e hinos cantados e demais orientações, necessárias.
ORIENTAÇÕES SOBRE VESTIMENTA
Ao lado da recepção, o Templo deve ter um quadro com as informações gerais necessárias,
dentre elas as referentes à vestimenta adequada e a preparação para se estar em um espaço
sagrado. Há pessoas que comparecem à cerimônia do Templo com trajes inadequados, como
short, mini-blusa, roupa decotada, transparente, bermuda ou camiseta regata.
O terreiro de Umbanda é um templo religioso, onde os mensageiros de Pai Oxalá se fazem
presentes. É um local para recolhimento espiritual e exige trajes adequados, compatíveis com o
ambiente religioso.
Durante as orientações religiosas, é preciso, com educação e tranqüilidade, explicar a
importância do respeito ao Templo e às entidades, de maneira que as pessoas entendam a
seriedade dos trabalhos realizados e retomem sempre.
PEDIDOS DE SILÊNCIO
"O silêncio é uma prece." Antes do início dos trabalhos, e durante eles mesmos, os pedidos
de silêncio devem ser endereçados diretamente aos que estão falando, tanto freqüentadores
quanto médiuns. As pessoas encarregadas de cultivar o silêncio no Templo deverão dirigir-se
àqueles, particularmente, e não a todas as pessoas, pois um pedido feito em voz alta ou num
microfone, além de chegar a quem não precisa ser chamado à atenção, quebra sua
concentração. Pedir silêncio, educadamente e em voz baixa, lembrando que a preparação para
as atividades do Templo necessita do silêncio de todos, pois a espiritualidade inicia sua atuação
nesse espaço sagrado bem antes do começo dos trabalhos.
Mensagem: ficam, elevam e
agradam. Más palavras são as que destroem, rebaixam e machucam. O que sai da boca é
força criadora.
Provindos de Deus, os orixás são os grandes criadores, c se expressam pelo som. A
palavra é, portanto, um do meio de manifestação do Divino na Terra, e quando proferida passa
a produzir efeitos; não há como fazê-la retornar. Por isso, ao adentrar um terreiro de umbanda,
pense antes de falar.
Pense novamente e evite excessos, pois muito antes de sua chegada os falangeiros dos
orixás já estão organizando, em nível astral, todo o aparato necessário para providenciar o socorro
e a cura dos espíritos doentes e sofredores. Os meios necessários para a defesa desse
"hospital de almas" são atirados com a finalidade de conter os ataques trevosos que a casa ira
receber antes, durante e depois da sessão. Portanto, não seja o porta-voz das sombras,
trazendo desarmonia para o ambiente Facilite o trabalho, não julgando nada, não emitindo
opinião, ou melhor, adotando uma postura de imparcialidade diante da dor de cada um. Como
você não sabe de seu passado, então deve vigiar os pensamentos e as suas palavras. Deve
regrar-se pela verdade pela sensatez; regular o tom de voz, falando mais baixo, e ser delicado
com as pessoas.
Umbanda Página 36
Médium trabalhador é seu dever transmitir paz, certeza, carinho e alegria aos que chegam.
Tudo o que você fala precisa digno de ser ouvido por nós do "lado de cá", singelos obreiros dos
orixás.
Lembre-se sempre disso e fale aos outros como se estivesse falando direto a Deus ao pisar
Exu Tiriri
PROCEDIMENTOS NO TEMPLO
"Aproveita o tempo que a bondade divina te deu e ajuda com amor, dedicação, respeito e
simplicidade."
Lurdes Vieira
ORIENTAÇÕES RELIGIOSAS
É fundamental que se ensine a religião dos orixás aos freqüentadores, de forma simples,
desenvolvendo neles a consciência religiosa de Umbanda, para que estes não procurem o
Templo apenas quando precisarem resolver problemas. É importante empolgar as pessoas,
para que se sintam como parte da casa e não se omitam diante da religião.
O maior dever é fazer a religião crescer permanentemente, com uma nova mentalidade,
desenvolvendo a religiosidade dos freqüentadores, estimulando-os a transmutar seus
sentimentos e a serem participantes ativos da religião.
É importante que entendam os sentimentos religiosos das pessoas e trabalhem esses
sentimentos, sustentando-as em sua fé. Os fiéis devem ser envolvidos, trazidos para dentro dos
templos, tornando-se colaboradores, membros de uma irmandade, de um mesmo corpo
religioso.
Para isso, precisamos trabalhar as possibilidades de nossa religião passar por
transformações, tornando-se escola religiosa, orientadora da doutrina, conduzindo trabalhos,
Umbanda Página 37
acolhendo médiuns e demais fiéis, convertendo-os, concedendo-lhes sacramentos, ajudandoos,
etc.
E necessário desenvolvermos um trabalho regular de assistência religiosa, tanto no
Templo como para levar ao lar, aos familiares, tornando-os participantes da religião e da
religiosidade.
A Umbanda é uma religião extremamente rica em recursos, com suas Divindades, seus
Guias, seus fundamentos teológicos e práticos, seus rituais, seus cantos, suas danças, etc.
Vamos explorar ao máximo esses recursos. Vamos ensinar compartilhar conhecimentos,
aprender uns com os outros, irmanarmo-nos. Vamos desencadear programas de assistência
social, de ajuda humanitária aos nossos irmãos necessitados.
Se nossos espaços físicos se tornarem pequenos, será necessário ampliá-los, dinamizálos
e acolher cada vez mais fiéis, colhendo mais frutos de nossa fé e trabalho. Grupos
pequenos crescem à medida que ganham confiança, com simplicidade, praticidade,
objetividade, seriedade, responsabilidade e exercitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário