Será mantido pelo Grupo de Estudos do Terreiro da Vó Benedita

Tentaremos colocar aqui a religião de uma forma pratica com uma linguagem simples de se entender, sem usar expressões antigas e desconhecidas, mas sim simplificando, da forma que nosso mentor o Caboclo das Sete Encruzilhadas quer que seja nossa religião.

A Umbanda é simples, pessoas que não estudam que não se atualizam que tem medo, que tem vaidade que complicam nossa Sagrada.

Em 2013 nosso grupo de Estudos foi focado em temas básicos da Umbanda, e conseguimos construir um conjunto de 10 apostilas básicas , com assuntos essenciais a nossa religião.

No ano de 2014 iremos focar assuntos mais complexos e misteriosos de nossa Umbanda e ate mesmo de outras religiões.

Estaremos fazendo sempre uma vez ao mês na primeira ou segunda terça feira do mês.

Teremos uma hora de palestra sobre algum desses assuntos, com algum convidado participando e depois uma hora de desenvolvimento aos médiuns da casa

Lembrem disso...o desenvolvimento do médium não deve ser apenas espiritual, mas também desenvolver seu intelecto...estudar...entender as obrigações que são pedidas e feitas.

Contatos e sugestões :

João Carlos Galerani Junior - paijoaozinho@terreirodavobenedita.com

Dirigente do Terreiro da Vó Benedita

Terreirodavobenedita.com

quarta-feira, 15 de julho de 2015

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE PARA OS TRABALHOS


Cada religião recebe de Deus um grau vibratório e magnético
específico que se assemelha a uma tela vibratória, e dentro dele
ressonarão todas as ações iniciadas dentro de seus templos..."
Mestre Rubens Saraceni
As flores, as imagens, o cheiro, o som, os pontos, o ritmo, o bordão são coisas fascinantes
que os fiéis não esquecem. A Umbanda é uma religião privilegiada, também, em relação a esses
elementos, que devem ser cuidados com esmero.
LIMPEZA
O terreiro todo precisa estar bem limpo, perfumado, arejado e iluminado, principalmente
nos dias de trabalho. A limpeza deve ocorrer antes, durante e depois de cada sessão.
ALTAR - CONGÁ
O altar, devidamente erguido e fundamentado, é um ponto de força pelo qual as
irradiações das divindades alcançarão todos os fiéis presentes no Templo. Sua principal
função é criar um magnetismo específico, um portal de captação das irradiações verticais das
divindades, irradiador dessas energias positivas que se espalharão horizontalmente,
ocupando todo o espaço do Templo.
No altar são colocados elementos materiais que, assim que são consagrados
religiosamente, tornam-se irradiadores de energias elementares puras ou mistas, ou
absorvedores de ondas ou de energias negativas (da aura ou do corpo energético das
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pessoas), que enviam às dimensões elementares, onde elas são diluídas e incorporadas ao
éter.
O altar deve, também, e ainda mais especialmente, estar sempre limpo e arrumado, com
toalhas, imagens, flores, ervas, frutos, velas e até cristais, minérios, armas simbólicas, etc. O
altar esteticamente organizado atrai o olhar dos fiéis, criando um magnetismo maior, que
beneficia a comunhão com as divindades e entre as pessoas.
O congá é o mais potente aglutinador de forças dentro do terreiro: é atrator, condensador,
escoador, expansor, transformador e alimentador dos mais diferentes tipos de energias e
magnetismo. Existe um processo de constante renovação axé que emana do congá, como
núcleo centralizador de todo o trabalho na umbanda. Cada vez que um consulente chega à
frente e vibra em fé, amor, gratidão e confiança, renovam-se naturalmente os planos
espirituais e físicos, numa junção que toda a consagração dos orixás na Terra, na área física
do templo.
Vamos descrever as funções do congá:
Atrator: atrai os pensamentos que estão à sua volta num amplo magnetismo de recepção das
ondas mentais emitidas. Quanto mais as imagens e elementos dispostos no altar forem
harmoniosos com o orixá regente do terreiro, mais é intensa essa atração. Congá com excessos
de objetos dispersa suas forças.
Condensador:
emanação psíquica dos presentes: palestras, adoração, consultas etc.
Escoador: se o consulente ainda tiver formas-pensamentos negativas, ao chegar à frente do
congá, elas serão descarregadas para a terra, passando por ele (o congá) em potente influxo
como se fosse um pára-raios.
Expansor: expande as ondas mentais positivas dos presentes; associadas aos pensamentos
dos guias que as potencializam, são devolvidas para toda a assistência num processo de fluxo e
refluxo constante.
Transformador: funciona como uma verdadeira usina de reclicagem de lixo astral,
devolvendo-o para a terra;
Alimentador: é o sustentador vibratório de todo o trabalho mediúnico, pois junto dele fixam-se
no Astral os mentores dos trabalhos que não incorporam.
AS IMAGENS
O uso de imagens é um recurso que tem por finalidade inspirar respeito e despertar nas
pessoas uma postura religiosa, de fé, silêncio e reverência, elevando as vibrações mentais,
aumentando a conexão com as qualidades divinas do Criador. Devem estar sempre limpas e
corretamente distribuídas no altar.
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Muitos estranham que a Umbanda aceite e recorra aos ícones sagrados de outras religiões
(como os santos católicos). Mas, lembramos que a transposição dos orixás da natureza para o
interior das nascentes tendas de Umbanda, processou-se por intermédio dos santos católicos.
Um espírito, quando se universaliza, abre um campo de atuação tão amplo que
ultrapassa a religião que possibilitou sua elevação dentro das hierarquias divinas. O Divino
Jesus Cristo, por exemplo, ocultava com Sua singela imagem humana, o Divino Mestre Oxalá.
Um mistério divino tem alcance planetário, multidimensional e possui suas hierarquias
espalhadas por todas as religiões.
O Ritual de Umbanda Sagrada é universalista, congrega espíritos de todas as esferas
espirituais, dotando-os com nomes simbólicos, identificadores das qualidades dos orixás. A
Umbanda aceita todas as divindades como exteriorizações dos mistérios divinos, acolhe a
todas e reserva a cada uma um meio de melhor amparar os espíritos que Deus Pai lhes
confiou, por meio das linhas de ação e trabalho.
FLORES, ERVAS, RAÍZES, SEMENTES E FRUTAS
Plantas e flores são os melhores enfeites, pois produzem um efeito mágico não só de
beleza, mas de energização, absorvendo as energias negativas e transformando-as em
positivas.
Flores, ervas, raízes, sementes e frutas no altar liberam essências balsâmicas que
purificam o ambiente, tornando-o mais leve e benéfico, mantendo uma vibração elevada. As
plantas em geral emitem radiações energizadoras, purificadoras, curadoras, cicatrizadoras,
higienizadoras e potencializadoras.
Os frutos são fontes de energia que têm várias aplicações no plano etérico. Cada fruta é
uma condensação de energias que formam um composto energético sintético que, se
corretamente manipulado pêlos espíritos, tornam-se plasmas astrais usados por eles até como
reservas energéticas durante suas missões socorristas e curadoras, pois, quando atuam em
esferas mais densas, sofrem esgotamentos.
PEDRAS, MINERAIS OU CRISTALINAS
São elementos materiais condensadores e irradiadores de energias e ondas, que podem
ser direcionadas mentalmente. Cada pedra possui vibração própria e traz para o ambiente do
Templo a força do sítio da Natureza da qual foi retirada.
Orixá Linha Pedra Minério
Cristalina ou da Fé Quartzo
Oiá Cristalina ou da Fé Quartzo Estanho
Mineral ou do Amor Ametista Cobre
Mineral ou do Amor Opala Antimônio
Oxóssi
Vegetal ou do
Conhecimento
Esmeralda,
amazonita
Manganês,
madeira
petrificada
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Obá
Vegetal ou do
Conhecimento
Calcedônia, madeira
petrificada
Hematita
Xangô
ígnea ou da
Justiça
Pirita
Egunitá
ígnea ou da
Justiça
Topázio imperial,
ágata de fogo
Magnetita
Eólica ou da Lei Rubi, granada, Ferro
lansã Eólica ou da Lei Citrino Níquel
Obaluaiê
Telúrica ou da
Evolução
Turmalina,
obsidiana
Cassiterita
Nana
Telúrica ou da
Evolução
Rubelita, safira
Prata
lemanjá
Aquática ou da
Geração
Diamante, águamarinha
Platina
Aquática ou da
Geração
Ônix preto
Molibdenita
FERRAMENTAS
São utensílios religiosos e magísticos, como cálices, espadas, colares de contas e outros
feitos dos mais variados minérios que quando consagrados adquirem a capacidade de atrair ou
projetar ondas vibratórias energizadas. Também são absorvedoras de energias condensadas
no éter dos Templos ou nos campos eletromagnéticos dos médiuns ou dos consulentes.
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ARRUMAÇÃO DOS ATABAQUES
Cada Templo tem sua forma de adornar e cobrir seus instrumentos sagrados e o local de
guardá-los. Costuma-se, ao fim das celebrações, afrouxarem os couros, para que durem mais
tempo.
DEFUMAÇÃO DO ESPAÇO
A defumação, antes do início de cada trabalho, dilui as energias negativas condensadas,
purifica o ambiente e sutiliza as vibrações, tornando o espaço receptivo às energias de ordem
positiva. Dilui cargas fluídicas dos médiuns e cargas energéticas que vêm com os consulentes,
além de trabalhar com os mesmos elementos básicos (fogo, plantas e alimentos) que as velas e
os arranjos das oferendas já representavam visualmente, intensificando o "clima" de magia e
sacralidade.
As defumações descarregam o campo mediúnico e sutilizam suas vibrações, tornando-o
receptivo às energias de ordem positiva. Ervas e fumos, quando potencializadas pêlos
mentores com energias etéricas, tornam-se poderosos limpadores de campos
eletromagnéticos. A fumaça defuma os médiuns e suas guias.
De preferência, defumar o ambiente todo, defumar as pessoas: o dirigente da casa, os
médiuns, seguindo a hierarquia da casa, se for o caso e a assistência.
Defumar o exterior se houver. O incensário com a defumação restante deve ficar do lado de
fora do terreiro.
É bom lembrar que o braseiro deve estar tão bem aceso que queimará até o fim, até virar
cinza. O carvão em brasa fica mais belo e brilhante, além do que o empenho, dedicação e
esforço do responsável pelo braseiro, tornam-se evidentes e podem ser admirados pelas
pessoas mais atentas. O próprio responsável acaba tornando mais intensa sua ligação (mental
e corporal) com o objeto simbólico, potencializando sua irradiação mágica, material e espiritual.
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A defumação é feita na abertura dos trabalhos, acompanhada dos pontos cantados e
batidos nos atabaques, palmas e/ou outros instrumentos, da tradição umbandista.
As ervas usadas para a defumação variam de terreiro para terreiro, de acordo com os
fundamentos de cada casa.
PREPARAÇÃO DA CORRENTE MEDIÚNICA
A religião não deve ser como uma corrente que arrebenta no elo mais fraco. Quanto menos
pessoas fizerem o negativo, menos todos estarão expostos à vergonha. Fica claro que cada
um é responsável por todos e vice-versa. Ou seja, para que a religião evolua é preciso que,
ajudem seu pior praticante a ascender espiritualmente e como ser humano na sua totalidade
(material, emocional, culturalmente e como indivíduo (cidadão)).
Na estrutura de um Templo, todas as funções são importantes (dirigentes, médiuns,
cambones, auxiliares, etc.). O corpo mediúnico deve ser dividido em grupos de trabalho, cada
um com suas tarefas específicas.
Os participantes poderão se revezar nos grupos ou atuar segundo suas habilidades, e cada
posto deve ser ocupado pela pessoa mais qualificada para a função, ou a mais disposta.
A preparação do corpo mediúnico começa pelo esclarecimento sobre a doutrina
umbandista, a mediunidade e, principalmente, sobre a importância do médium e do seu
comportamento e concentração, antes, durante e depois dos trabalhos.
Citamos, a seguir, pontos importantes para uma boa preparação corporal, mental,
emocional e espiritual dos médiuns:

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